12 em 232 – Lançamento do “Conversas no Café Vol.2”

 

Por Ana Roberta Amorim
2 de abril de 2015

RODA CAFÉ

O Roda Café, local do lançamento

 

“O objetivo do Café Colombo era ter um espaço permanente de discussão de livros e ideias”. A definição de Renato Lima, jornalista e um dos fundadores do Café Colombo, resume muito bem o trabalho realizado por toda a equipe do projeto. Durante os últimos doze anos, o Café Colombo tem proporcionado, inicialmente, aos seus ouvintes – através da Rádio Universitária – e, posteriormente, aos leitores – por meio do site – debates sobre os mais diversos assuntos do universo das letras, desde boas histórias ficcionais a relatos reais de questões que atravessam temas políticos, econômicos e sociais.

Mas essas duas plataformas já não eram suficientes para abarcar toda a riqueza cultural produzida pelo programa de rádio criado por quatro estudantes, em 2002. Organizado por Renato Lima, Eduardo Cesar Maia e Thiago Corrêa, o segundo livro, Conversas no Café Vol.2 acaba de ser servido. Lançado ontem (01), às 19h, na cafeteria Roda Café, no Recife Antigo, esse segundo volume (o primeiro foi lançado em 2007) promete mais uma vez apresentar relatos bastante interessantes. Com 12 anos distribuídos em 232 páginas de pura troca de ideias, essa compilação das melhores de cerca de 600 entrevistas conseguiu reunir as mais diversas personalidades de diversas áreas. Enquanto o ex-prefeito do Recife e ex-governador do estado, Roberto Magalhães, narra com naturalidade, franqueza e até certo humor sobre sua educação rígida, sua relação com a imprensa e episódios polêmicos de sua carreira política; Miró da Muribeca, poeta (ou “cronista com imagens poéticas”, como ele mesmo diz) conta como foi o impacto da publicação do seu livro Miró até agora tanto na sua produção literária quanto na sua vida como poeta.

OS TRÊSEduardo Cesar Maia, Thiago Corrêa e Renato Lima, respectivamente, autografando os livros

 

“Primeiro: qualidade da entrevista. Segundo, relevância do autor e do livro. Como a gente já tem todo esse acervo disponível no site, a gente cria pro livro algo que tenha realmente uma sobrevida”, explicou Thiago Corrêa, também jornalista e integrante da equipe do Café Colombo, numa conversa com o Gaveta sobre o processo de seleção das entrevistas. A dificuldade também foi devido à grande quantidade de material feito ao longo desses doze anos, em que pessoas de vários segmentos expuseram suas opiniões e fomentaram reflexões sobre importantes pontos de discussão que perpassam não somente a cultura em sua forma artística, mas também questões sobre comportamento, ideias políticas e tradições. “A gente trata a cultura de modo amplo. Então, a gente não se refere somente a livros e literatura, mas a ideias como um todo”, comentou Mano Ferreira, membro do Café e jornalista. Além dos entrevistados já citados, Sílvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital e professor titular da UFPE, o filósofo e economista Eduardo Giannetti e Tarcísio Pereira, livreiro, editor e antigo proprietário da já extinta livraria Livro 7, enchem as páginas desse volume.

Mas a história do Café Colombo – seu programa de livros e ideias não se foca apenas nas ótimas conversas ocorridas com importantes nomes. A rádio, por onde ocorrem as discussões, foi o primeiro meio utilizado pelo projeto e permanece até hoje. O site veio um pouco depois e comporta outras seções, como Minhas Leituras em que os editores do portal resenham e indicam livros. “Além do programa de rádio, a gente tá reformulando o site, e a ideia é que ele passe a ser um portal de cultura, cobrindo principalmente literatura, mas também assuntos de outras artes”, completou Mano.

Mas, enquanto Conversas no Café Vol.2 era lançado, Renato Lima, ainda autografando alguns exemplares, contou para o Gaveta que um terceiro volume já está sendo “coado” e não muito distante de ser degustado pelos leitores. “Esse terceiro lançamento, já estamos trabalhando ele desde agora”, disse e completou “Cada domingo, às 14h, na 99.9 [da Rádio Universitária FM], a gente escreve um pouco do futuro livro”.

O LIVRO

O que resta até lá é apreciar a obra e continuar acompanhando esse belo trabalho.

Uma opinião sobre “12 em 232 – Lançamento do “Conversas no Café Vol.2”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s